Entenda porque DVD’s piratas danificam seu DVD player

Os DVD’s piratas são gravados por empresas clandestinas cuja única vantagem que oferecem é vender pelo preço de 3 ou 4 locações “o mesmo filme” que é fornecido para as vídeo locadoras pelas Produtoras de Vídeo legalizadas. Milagre ninguém faz e quem compra DVD pirata pensa que está fazendo um bom negócio, mas com pouco tempo de uso o aparelho apresenta defeitos e aí se conclui que o negócio foi péssimo, porque a economia na compra de uma dúzia de filmes piratas não paga nem o conserto, nem uma só prestação na compra de um DVD Player novo.

Para “vender barato” e sobreviver na clandestinidade, os piratas não pagam tributos nem direitos autorais e minimizam seus custos utilizando mídias de qualidade duvidosa. Como o DVD pirata passa por muitas mãos até chegar ao consumidor, o lucro unitário destas “empresas” piratas é mínimo e somente gravando grandes quantidades de DVD’s esta atividade é compensadora.

Para se obter uma produção compensatória, o filme original é previamente compactado para 4.7 GB e copiado no HD do computador matriz. Este PC matriz está ligado em rede a várias CPU’s com 2 gravadores de DVD e a gravação é feita em velocidade 8X de modo a produzir a cada 7 minutos dezenas de cópias do mesmo filme.

É claro que não existe qualquer controle de qualidade destas gravações. Falhas e problemas de imagem são resolvidos trocando-se o vídeo defeituoso sem questionamentos com o consumidor.

Deixando de lado as questões ilegais da atividade, o DVD pirata lesa de cara o consumidor, porque para vender barato e ter lucro, estas “empresas” utilizam mídias de baixa qualidade gravadas em 8X. Nesta velocidade o laser “queima” a mídia superficialmente e a gravação dos pits na base de dados do DVD ficam com pouca definição obrigando o aparelho a “forçar” a leitura usando uma intensidade de laser acima do normal durante toda a reprodução do vídeo.

Ou seja, algumas dessas mídias esquentam demasiadamente, fazendo degradar os componentes da liga de baixa qualidade que é usada para o processo de fabricação, o que proporciona o famoso “descascado” e consequente perda da mídia. Com a mídia superaquecida, o gabinete do DVD player também esquenta atingindo o processador que começa a prover travamentos também.

Isso sem contar o mais grave: O sistema inteligente do aparelho aumenta a intensidade do laser “forçando” a leitura da mesma trilha durante alguns segundos quando tem dificuldade para identificar a seqüência lógica da base de dados do DVD riscado ou de baixa qualidade. Se captar os dados mínimos, pula para o frame seguinte continuando a reprodução, caso contrário trava o sistema para não danificar a unidade ótica e, neste caso, a integridade do aparelho é preservada.

Os feixes de luz projetados pela lente do aparelho são gerados por um diodo laser projetado para ter sua vida útil máxima quando utilizado entre 80 e 100 % de sua capacidade nominal. Esta intensidade pode ser aumentada pelo sistema inteligente durante alguns segundos sem causar danos, em até 300%, para “forçar” a leitura de uma trilha riscada.

Contudo, a falta de definição na gravação do DVD pirata exige que o laser funcione com 200% de sua capacidade nominal durante todo o tempo de reprodução do vídeo e isto causa uma redução substancial no tempo de vida do diodo gerador do laser e dos foto diodos que captam os feixes refletidos pelo DVD.

Resumindo: O DVD pirata encurta a vida útil do aparelho porque a leitura “forçada” do vídeo durante mais de uma hora provoca o super aquecimento da unidade ótica e de todo o sistema, com consequentes danos em vários componentes, inclusive com possibilidade de travamento do aparelho até que sua temperatura volte ao normal.

Portanto, para preservar a vida útil do seu DVD Player ao efetuar cópias, use sempre mídias de boa qualidade e jamais grave em velocidade superior a 4X.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: