O que significa esse “bip” durante a inicialização do meu computador?

Quando você liga o seu computador, é comum ouvir alguns “bips” não é? Basta ter um pouco de atenção para reparar que nem sempre esses sons são iguais. Mas o que geralmente é ignorado, às vezes pode indicar que a máquina está com algum problema.

O “bip” é uma forma de comunicação da máquina, e dependendo o tipo de som que ele emite, é possível descobrir se o seu computador precisa de reparos ou se ele simplesmente está “avisando” que está tudo bem.

Atualmente, algumas placas-mães mais atualizadas substitui o apito por uma mensagem bem objetiva, mas se esse não é o seu caso, confira este tutorial e veja o que cada sinal representa:

Antes, no entanto, é necessário identificar que tipo de BIOS é utilizada em seu computador. Para isso, basta olhar as informações apresentadas logo na primeira tela que o computador apresenta ao iniciar.

Se a sua máquina usar a:

– BIOS AMI

Passo 1. Memória: Problemas na memória RAM do computador podem ser indicados com um bip curto, um bip longo seguido de três curtos ou apenas três apitos curtos. Se o sinal for de dois bips curtos, geralmente ocorreu um erro de paridade na memória.

Passo 2. Processador: cinco bips curtos indicam que existe algum erro no processador da sua máquina.

Passo 3. Placa de Vídeo: se você ouvir oito bips curtos ou um longo e dois curtos, pode ser que haja algum problema com a placa de vídeo do computador.

Passo 4. CPU: um erro no CPU do seu computador será identificado com sete bips curtos. Mas cuidado para não se confundir! Se a BIOS emitir seis bips curtos, provavelmente o erro é no teclado, o que pode ser solucionado com a troca do mesmo ou substituindo o chip.

– BIOS Award

Passo 1. Tudo certo: se você ouvir um bip curto ao inicializar o computador, em geral significa que ele não contém erros. Mas se não ouvir nada, confirme se o speaker está conectado à placa-mãe.

Passo 2. Memória: aqui, problemas na memória são indicados com um bip longo.

Passo 3. Processador: se o seu computador emitir vários bips em volumes diferentes, o problema está no processador. Caso ocorram bips contínuos baixos seguidos pela reinicialização automática ou não da sua máquina, significa que seu processador está superaquecendo.

Passo 4. Placa de vídeo: problemas com a placa de vídeo do seu computador podem ser identificados ao sinal de um bip longo e três curtos, ou apenas dois bips curtos.

Antes de desmontar sua máquina inteira atrás do problema, verifique o manual da placa-mãe do seu computador e confirme qual é a BIOS dele. Diversos outros sinais podem indicar que a máquina está com problemas, mas em geral esses são os primeiros e mais comuns.

Para solucionar os problemas apontados acima, entenda qual é o caso: se o apito indicar aquecimento do processador, por exemplo, a orientação é que você desligue a máquina imediatamente e chame um técnico. Mas se os bips indicaram problema na memória RAM ou na placa de vídeo, pode ser apenas um mal contato. Você pode tentar retirar e inseri-las novamente.

Informações mais detalhadas sobre problemas específicos da BIOS podem ser conferidas no site das próprias fabricantes. Consulte o portal da Phoenix (detentora da Award) ou da AMI.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: