Turbine seu GMail com um cliente de e-mail

Todo mundo ama o GMail, certo? Errado! Um amigo meu está tão incomodado com a forma como o serviço agrupa as mensagens em “conversas” que está prestes a se mudar para o Hotmail, Yahoo! ou outro serviço similar.

Não posso culpá-lo. Me chame de tradicionalista, mas eu detesto a forma como o GMail organiza as “conversas”, especialmente se são longas e/ou envolvem múltiplas pessoas.

Felizmente, o fato do GMail ser um serviço de e-mail na web não significa que você tem que usar um navegador para acessá-lo. Em vez disso, você pode fazer como eu e acessar o GMail usando clientes de e-mail tradicionais como o Outlook, Windows Live Mail, Thunderbird ou similares.

Programas como estes não só permitem que você agrupe e veja as mensagens usando o método que quiser, mas também permitem a organização das mensagens em pastas, algo que o GMail ainda não oferece.

Usar um cliente de e-mail não vai causar nenhuma mudança permanente em sua conta do GMail. Você ainda será capaz de se conectar ao serviço usando qualquer navegador em qualquer PC – o que é um dos principais atrativos do site. O cliente de e-mail é apenas uma “interface” mais intuitiva para que você possa lidar com as mensagens do dia-a-dia.

Se você ainda não tem um cliente de e-mail, eu recomendo o Windows Live Mail. É fácil de instalar e usar, e traz recursos úteis como busca dinâmica e sincronia de calendários com a web.

O Google tem instruções simples para configurar o Windows Live Mail para acessar o GMail; então não irei repetí-las aqui.

Use o GMail com seu cliente de e-mail via IMAP

Usar o GMail pode ser muito mais fácil se você decidir trocar a interface web por um cliente de e-mail no destkop. Mas a questão-chave é se você deve fazer isso baixando as mensagens via POP ou IMAP.

Não vou te chatear com longas descrições técnicas de cada protocolo. Em resumo, no protocolo POP o seu cliente de e-mail irá baixar uma cópia de cada mensagem para o seu PC, deixando o original nos servidores do GMail. É uma via de mão única. O IMAP, por outro lado, mantém uma conexão “viva” e bidirecional entre seu programa de e-mail e o GMail.

E qual a importância disso? Basicamente, isto permite manter todas as suas mensagens em sincronia não importa onde você as lê. Algo importante se você é usuário rotineiro de um segundo PC ou um smartphone.

Vamos usar o smartphone como exemplo. Digamos que você tenha optado por acessar o GMail via POP. Usando seu cliente de e-mail no desktop, você baixa e lê suas mensagens mais recentes, responde a algumas, apaga outras, etc.

Um tempo depois, entre uma e outra reunião com um cliente, você usa seu smartphone para checar suas mensagens. Cada mensagem que você leu, respondeu ou apagou anteriormente aparece como nova e não lida. Por quê? Culpa da falta de sincronização entre seu PC e o GMail. Graças ao POP, seu smartphone fez exatamente o que seu PC fez: baixou uma cópia de cada mensagem que chegou desde a última vez que você leu seus e-mails e marcou todas elas como novas.

É por isso que sou um grande fã do IMAP. Ele mantém todas as minhas mensagens em sincronia, onde quer que eu vá e em qualquer computador ou aparelho que eu use para acessá-las. O Google tem mais informações sobre o GMail e IMAP, e se você quiser experimentar, é só seguir estes passos:

Se logue em sua conta do GMail e clique no link Configurações no topo da tela. Clique no link “Encaminhamento e POP/IMAP”, selecione “Ativar IMAP” e clique no botão “Salvar alterações”. Agora basta clicar no link “Instruções de configuração” para saber como configurar seu cliente de e-mail para acesso ao GMail via IMAP. Pronto, agora você está usando o GMail como um profissional!

Use o IE8 para acessar múltiplas contas do GMail

Esta é uma vantagem pouco conhecida em usar o IE8: ele permite que você acesse múltiplas contas do GMail simultâneamente e de forma independente. Isto é feito com a opção “Nova Sessão”, que torna possível se logar em sites que rastreiam sua identidade mesmo através de múltiplas abas, como o GMail.

No Firefox, por exemplo, você não pode ter múltiplas contas do GMail abertas em múltiplas abas ou janelas. Se você tentar se logar em uma segunda conta, será desconectado da primeira instantâneamente.

Veja como tirar proveito deste recurso:

Abra o IE8 e o GMail. Certifique-se de que a opção “Lembre-se de mim” esteja desmarcada na página de login. Tecle Alt+Q, depois O e Enter. Isto vai abrir uma nova sessão do Internet Explorer, o que para todos os propósitos funciona como uma nova janela do navegador. Abra o GMail e faça login em sua segunda conta, tendo o cuidado de desmarcar a opção “Lembre-se de mim”.

É só isso. O mesmo truque deve funcionar com outras contas e serviços de webmail que não gostam de múltiplas sessões em uso simultâneamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: