O que é e qual a importância do Registro do Sistema

Você já deve ter lido ou ao menos ouvido falar  sobre o Registro do Sistema. Provavelmente também já sabe da importância de mantê-lo limpo e organizado para que, desta maneira, o Windows fique sempre em ordem. No entanto, apesar de estar ciente de sua importância, nem todos sabem o que é de fato o Registro ou qual sua função.

O Registro do Sistema funciona como um banco de dados que contém as configurações do Windows e de seus aplicativos, para que sua utilização fique mais eficiente. Toda vez que o usuário realiza alguma alteração no Painel de Controle, configura um hardware ou instala um novo aplicativo,  estas informações são armazenadas no Registro do Sistema. É ele que indica quais formatos de arquivos se relacionam com determinados programas ou onde estão os drivers de hardware, por exemplo.

Apesar de vital ao Windows, com o tempo o Registro do Sistema tende a ficar bagunçado em virtude do acúmulo de diversas informações desnecessárias, o que torna o sistema operacional lento. Isto acontece porque nem todas as informações dos aplicativos desinstalados desaparecem do registro. Elas permanecem lá, acumulando lixo e atrapalhando o Windows.

O Regedit

Esta ferramenta é a maneira oficial para que os usuários do Windows efetuem mudanças e limpeza no Registro do Sistema. Entretanto, deve ser utilizada apenas por usuário experientes e que têm certeza do que está fazendo, pois seu uso de forma incorreta pode ocasionar o corrompimento do registro e, como consequência, o travamento do Windows. Dependendo da gravidade, poder ser necessário a reinstalação do sistema operacional.

Para acessar o Regedit, é necessário clicar no botão Iniciar, seguido de Executar, digitar Regedit e teclar [Enter]. Uma vez aberta, não altere nada, caso não conheça a ferramenta.

Limpe o registro de maneira segura

Existem diversos programas que executam a limpeza do Registro, sem qualquer perigo. O CCleaner é a opção mais popular, em razão de sua eficácia e facilidade de uso. Com poucos cliques é possível ter o registro em ordem novamente.

O Advanced SystemCare Free também é uma boa alternativa, apesar de não possuir a simplicidade do CCleaner. Não importa a escolha do programa, qualquer um deles acaba com a bagunça do Registro em poucos segundos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: