Tá sabendo? Fofoca na internet se espalha como vírus

É comum ver pesquisadores aparecendo com revelações que você, instruído nas artes da vida, considera óbvias. No exemplo de hoje, temos matemáticos da La Sapienza University (Roma, Itália) defendendo que a fofoca em redes sociais se espalha como um vírus.

Os pesquisadores montaram uma equação para calcular o tempo que uma notícia leva para se espalhar na rede. “Isso mostra como é rápida a disseminação de notícias – e fofocas – hoje em dia. É como o vírus da Influenza”, diz Alessandro Panconesi, chefe da equipe em entrevista ao britânico Daily Mail. Segundo os pesquisadores, é essa velocidade que faz os segredos das celebridades (como os conflitos conjugais do golfista Tiger Woods) durarem pouco.

A equação relaciona elementos como o número de pessoas informadas sobre o assunto e a capacidade delas de passar a informação adiante. Em um teste do grupo de matemáticos, uma mensagem no Twitter sobre falta de apoio às pesquisas científicas na Itália se transformou em uma reportagem do jornal Corriere della Serra depois de 17 horas.

O estudo completo será publicado durante o Simpósio de Teoria da Computação em Cambridge (Massachusetts, EUA) ainda em 2010, quando mais de uma dezena de casamentos de celebridades já terão sido destruídos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: