O fenômeno p**** no Tumblr

Ninguém sabe ao certo de onde vieram as más influências. Mas a internet brasileira vive um momento de humor, digamos, politicamente incorreto: o fenômeno p**** no Tumblr.

Decerto você já deve ter visto uma celebridade ou algum conhecido tendo seu nome antecedido por uma palavra de baixo calão dentro de um endereço na rede. E, se isso despertou a curiosidade de seu clique, também deve ter notado que esta tendência não se trata de um cruel cyberbullying, e sim, de uma nova forma de sátira online.

Como a internet pede, a piada funciona de modo simples e rápido: os usuários aproveitam o cadastro quase instantâneo no Tumblr e inserem imagens comprometedoras ou dúbias de um alvo, transformando-o em um personagem caricato, por vezes ridículo. Depois, basta espalhar tudo via Twitter, orkut e Facebook.

Até onde se sabe, a prática ganhou notoriedade com o Tumblr “P**** Felipe“, que tem como vítima o cantor pop Felipe Dylon. Criado pelo estudante de teoria literária, Pedro de Araújo Leite, de 27 anos, o perfil surgiu no fim do ano passado para brincar com a aparência do (ex?) galã juvenil, renascido na mídia com desleixados dreadlocks, e não tardou para se tornar um grande “meme” nas redes sociais.

“Porra, Felipe! Um monte de gatinha te esperando no aeroporto e você vai embora com o sósia do Max de Castro? Larga a mão”, diz uma das brincadeiras ilustradas, por exemplo.

Com o sucesso quase inexplicável de mensagens como essa, vieram as crias de mesmo formato e estilo de humor. Dezenas. Talvez centenas. O crescimento foi tanto que abaixo segue uma seleção dos mais acessados e/ou inventivos dessa nova safra que parece ter vindo para ficar. Pelo menos até o viral do mês que vem.

P**** Maurício: Se tivéssemos que entregar um prêmio para o perfil mais criativo, com certeza o vencedor seria o que é atribuído ao desenhista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. A página seleciona alguns momentos polêmicos, estranhos e, porque não dizer, extravagantes dos personagens. Um humor refinado e, por tabela, o que menos ofende. O alvo, Maurício de Sousa, até disse gostar do site, pelo Twitter: “exercitam um tipo de humor levemente cáustico, mas muito criativo e gozado”.

P**** Kassab: O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM-SP), foi um dos primeiros homenageados pelos ácidos internautas brasileiros do Tumblr. Além de piadas em relação ao vestuário e suas poses para fotos, grande parte dos comentários trata jocosamente de enchentes e do trânsito caótico da cidade. Um bem-humorado manifesto político, talvez?

P**** Silvio: Silvio Santos já foi candidato à presidência da república, camelô, dono de bingo e protagonizou momentos hilariantes da TV. Nada mais justo do que reunir suas imagens mais exóticas e bizarras dentro de um único endereço, certo? Vai pra lá, vai pra lá!

P**** Elmo: Ser boneco da Vila Sésamo rende algumas cenas memoráveis, como podemos ver nesse Tumblr. Destaque para as legendas em português.

P**** Gaga: A canota pop Lady GaGa é a vítima perfeita do fenômeno satírico no Tumblr; um alvo fácil. Extravagante por essência, GaGa apenas vira uma boa piada quando é fotografada de surpresa junto a uma legenda inspirada.

P**** Big Brothers, personagens de novela e noticiários: Ninguém escapa do sarcasmo dos internautas nacionais. Vasculhe o Tumblr com a tag “p****” e comprove isso.

Fonte: Info Notícias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: