Pesquisadores criam sistema de touchscreen na pele

Ainda em fase de pesquisa, o Skinput é uma interface de toque que permitirá a você usar a mão e o antebraço como tela de celular, computador e iPod.

Por que usar smartphones ou aparelhos enormes se o nosso próprio corpo pode ser transformado em touchscreen? Segundo foi publicado no site da New Scientist, uma nova técnica é desenvolvida pela Microsoft e Universidade Carnegie Mellon que usa a mão e o antebraço para comandar e exibir informações de aparelhos eletrônicos.

Batizado de Skinput, o sistema não projeta simplesmente uma tela na pele, mas consegue reconhecer a parte que você tocou. Ele combina duas tecnologias: um detector acústico, que “ouve” o som de baixa frequência produzido pelo toque do dedo na pele, e um projetor do tamanho de um microchip, ambos integrados a uma braçadeira.

Pesquisas identificaram que cada região do antebraço e da mão produz uma característica acústica diferente ao ser tocada. O detector de som contém uma espécie de sensor que reconhece as frequências dos sons do toque na pele e os transforma em impulsos elétricos. Basta colocara braçadeira precisamente na posição correta para a projeção aparecer no local certo e o sistema funcionar.

O desejo dos desenvolvedores é de que o Skinput utilize tecnologia sem fio, como o Bluetooth, para transmitir comandos a vários tipos de dispositivos – iPods, celulares e até computadores.

O trabalho final vai ser apresentado em abril na CHI 2010 – Conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais -, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: