Vídeos do YouTube no PowerPoint

Saiba como executar um vídeo disponível no YouTube em uma apresentação do PowerPoint 2007.

Pouca gente sabe, mas é possível rodar videoclipes do YouTube diretamente nas apresentações do Powerpoint. Vamos supor, por exemplo, que sua empresa tenha postado um vídeo no serviço e você queira exibi-lo durante sua exposição. Em vez de interromper a sequência de slides, abrir o browser e localizar o filme na web simplesmente reserve um slide para ele e comande a execução sem perder tempo nem sair do PowerPoint 2007.

Habilite a guia

youtube-powerpoint1

Para fazer a inserção do vídeo do YouTube no PowerPoint, precisamos exibir no programa a guia Desenvolvedor caso ela não esteja aparecendo. Para isso, clique no botão Office e depois em Opções do PowerPoint. Na tela Opções do PowerPoint, na seção Mais Usados, marque a caixa Mostrar Guia Desenvolvedor na Faixa de Opções. Dê OK para sair dessa caixa de diálogo. Dedicada a programadores, essa guia aparece na tela. Observe que ela também vai aparecer em outros programas do Office instalados na máquina, como o Word e o Excel.

Endereço do vídeo

youtube-powerpoint2

Habilitada a guia Desenvolvedor, passamos ao vídeo do YouTube. O procedimento é simples. No browser, vá até a página do YouTube onde está o vídeo que você quer exibir na apresentação. Lá, copie a URL do vídeo que aparece na barra de endereços do navegador.

Acione o controle

youtube-powerpoint3

Altere a URL

youtube-powerpoint4

Em seguida, trace no slide a tela que será ocupada pelo clipe. Clique com o botão direito no objeto criado e escolha Propriedades. Na janela que surgirá, cole o endereço do YouTube na linha Movie. Precisamos fazer duas alterações nessa URL. Primeiro, elimine o trecho wathc?. Em seguida, troque o sinal de igual (=) por uma barra. Feche a janela Propriedades.

Acesso à web

Acione F5 para executar a apresentação. Quando o slide é exibido, você precisa clicar na seta para tocar o vídeo. Obviamente, você só pode pensar nesta solução se tiver certeza de que vai executar a apresentação num sistema conectado à internet. O arquivo com o vídeo continua nos servidores do YouTube. Em sua apresentação, fica apenas o objeto Shockware Flash, que aponta para o endereço do arquivo remoto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: