Crie álbuns de fotos no PowerPoint

dic45_powerpoint_fotoabre

Versão 2007 do gerador de apresentações produz álbuns bem elaborados para a exibição de coleções de fotos.

Quem usa o Powerpoint normalmente não está interessado em produzir um álbum de fotos para exibir os melhores momentos da viagem mais recente ou os lances mais emocionantes do último encontro da turma. Mas a nova versão do gerador de apresentações da Microsoft não se furta a essa tarefa. Entre as novidades da PowerPoint 2007 está o comando Álbum de Fotografias. Por meio desse recurso é possível criar uma apresentação com base em um conjunto de fotografias de forma muito mais rápida e eficiente do que no modo convencional.

1 – Seleção das fotos

dic45_powerpoint_foto1

Para criar um álbum, clique na guia Inserir e selecione o comando Álbum de Fotografias. A janela Álbum de Fotografias reúne as ferramentas básicas para o projeto. Em primeiro lugar, clique no botão Arquivo/Disco. Selecione a pasta e as fotos que quer incluir e clique em Inserir na janela Inserir Novas Imagens. Use a tecla Ctrl para selecionar um conjunto de fotos.

2 – Texto e cor

dic45_powerpoint_foto2

De volta à janela Álbum de Fotografias, clique em Inserir Texto se quiser inserir um ou mais slides específicos para a inclusão posterior de textos. Para transformar todas as imagens em preto e branco, marque a opção TODAS As Fotografias Em Preto-e-branco. Como o nome deixa claro, não é possível aplicar o efeito a imagens específicas.

3 – Layout

dic45_powerpoint_foto3

Por padrão, o PowerPoint ajusta a imagem ao slide. Se você quiser alterar o layout das fotos, selecione outra opção do menu correspondente. Há layouts para apresentar uma, duas ou quatro fotos por slide e opções para apresentar o mesmo número de fotos com a inclusão de títulos. Ao escolher qualquer item além do padrão, pode-se também selecionar o formato da moldura (retângulo, retângulo arredondado, retângulo de bordas suaves etc.) no menu correspondente e definir um tema para a borda (clique em Procurar e escolha o tem que achar mais conveniente).

4 – Legenda

dic45_powerpoint_foto4

A opção de legenda fica disponível apenas quando um layout de foto é selecionado. Marque-a se quiser acrescentar rótulos a cada uma das fotos. Por definição, o PowerPoint usa o nome do arquivo como legenda. Posteriormente, as legendas podem ser editadas facilmente. Basta clicar sobre elas depois que o álbum estiver montado e digitar um novo texto no lugar.

5 – Ordem

dic45_powerpoint_foto5

As fotos são importadas na ordem em que aparecem na janela Inserir Novas Imagens. Mude a forma de exibição nessa janela, caso seja do seu interesse. Se você já tiver importado as imagens para o álbum e quiser alterar a ordem em que serão exibidas, clique em uma ou mais imagens e use os botões para cima ou para baixa para movimentá-las na lista. Para remover uma imagem, clique nela e, depois, em Remover.

6 – Ajustes

dic45_powerpoint_foto6

O PowerPoint também possibilita a execução de alguns pequenos ajustes nas imagens. Selecione a foto que precisa do retoque e clique nos botões abaixo da área de visualização para girá-la, aumentar ou diminuir o contraste ou ainda reduzir ou intensificar o brilho. Quando todos os ajustes estiverem prontos, clique em Criar.

7 – Edição

dic45_powerpoint_foto7

Uma vez concluída a etapa inicial, é hora de incrementar o álbum. Todos os projetos levam, inicialmente, o nome Álbum de Fotografias e tem como autor o nome registrado como proprietário da licença do Office que está em uso. Mas esses dois itens podem ser editados. Clique no nome do projeto e digite o nome desejado – Férias de 2007, por exemplo. Se preferir mudar a cor, o estilo, a fonte e o tamanho da fonte, clique na guia Início e selecione as opções desejadas no grupo Fonte. Faça o mesmo para alterar o autor e, se quiser, para as legendas das fotos.

8 – Aprimoramento

dic45_powerpoint_foto8

Se quiser incrementar ainda mais o projeto, inclua efeitos de transição, animações, sons e outros elementos. Se tiver incluído caixas de texto, é hora de abrir os slides correspondentes, clicar nas caixas de texto e inserir o conteúdo desejado. Esqueceu de inserir caixas de texto na caixa de diálogo Álbum de Fotografias? É simples. Basta abrir a guia Inserir novamente, clicar na parte inferior do botão Álbum de Fotografias para abrir o menu e selecionar Editar Álbum de Fotografias. De volta à caixa de diálogo inicial é possível fazer qualquer mudança que julgar necessária nas opções iniciais e clicar em Atualizar para concluir.

DIRETO DA CÂMERA, NÃO

Ganha-se por um lado, perde-se por outro. Novos recursos incluídos no PowerPoint 2007 são bem-vindos, mas o sumiço de outros podem fazer falta. O comando para inserção de imagens diretamente de câmeras digitais e scanners, por exemplo, desapareceu na nova versão. Quem quiser aproveitar material que está nesses dispositivos é obrigado a armazená-los antes no computador. Depois, clicar sobre o botão Imagem no grupo Ilustrações da guia Inserir, selecionar a imagem e clicar em Inserir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: