Vídeos e músicas nas apresentações do PowerPoint 2007

267_power_abre

Acompanhe o tutorial para acrescentar recursos de áudio e vídeo a suas apresentações na nova versão PowerPoint.

Pessoas bocejando durante a apresentação? Nem pensar! Uma alternativa para levantar a plateia é incluir recursos multimídia no arquivo de PowerPoint. Esse tipo de recurso também pode ser útil em outras situações. Se o orador não está presente, por exemplo, pode gravar e incluir seu vídeo para apreciação da platéia. Caso a apresentação seja parte de um treinamento, o vídeo pode trazer instruções específicas que uma simples exposição oral não daria conta. Para esses casos, o PowerPoint oferece as ferramentas necessárias para inserir e controlar os elementos de apoio. Veja, a seguir, como explorá-las. Mas é bom lembrar: use o recurso com moderação, ou você corre o risco de dispersar sua audiência — e perder a oportunidade de passar o seu recado.

VÍDEOS

267_power1

Para incluir um clipe multimídia, abra a guia Inserir e clique na seta para baixo do ícone Filme, no grupo Clipes de Mídia. Clique na opção Filme do Media Gallery se quiser incluir uma animação. Nesse caso, percorra a galeria ou digite um termo de pesquisa no campo Procurar Por (cheque se o item Filmes está marcado). Se preferir, marque as coleções que devem ser consultadas no menu Pesquisar Em. Quando localizar o item de interesse, dê um duplo clique para inseri-lo na apresentação. Outra opção é clicar nele com o botão direito do mouse e escolher Inserir. Caso não esteja certo de que o clipe atende a seus interesses, clique em Visualizar/Propriedades e confira a animação antes de inseri-la.

Do arquivo

267_power2

Se você selecionar a opção Filme do Arquivo ao clicar no ícone Filme da guia Inserir poderá localizar o arquivo de vídeo no PC. O PowerPoint aceita os principais formatos de vídeo, como AVI, MPEG e WMV. Quando você clicar em OK depois de localizado o filme, o programa perguntará sobre como quer que o vídeo seja iniciado durante a apresentação — Automaticamente ou Quando Clicado. Não se preocupe com essa configuração, ela poderá ser alterada depois. Quando o filme for inserido, redimensione a imagem no slide como desejado.

Ajustes

267_power3

Depois que o filme é inserido em um slide, é possível ajustar sua exibição para a forma mais conveniente. Os comandos para isso estão na guia Ferramenta de Filme que aparece quando se clica na imagem do filme sobre o slide. Os controles e suas funções são os seguintes: Visualizar — Clique nesse botão para ver o vídeo na própria tela do PowerPoint. Outra opção para chegar ao mesmo comando é clicar na imagem com o botão direito do mouse e selecionar Visualizar; Passar File — Há três opções: Quando Clicado, Automaticamente e Executar Entre Slides. A primeira executa o filme tão logo o slide é exibido. Na segunda, o filme é reproduzido somente quando se clica sobre a imagem. Na terceira, o filme continua sendo executado mesmo quando se avança para os slides seguintes.

SONS

267_power4

O procedimento para a inserção de arquivos de áudio não é simples. Abra a guia Inserir e, no grupo de ferramentas Clipes de Mídia, clique na seta abaixo do botão Som. A opção Som do Arquivo abre a caixa de diálogo Inserir Som, por meio da qual é possível localizar arquivos do PC. A opção Som do Media Gallery abre a painel de tarefas Clip-art para que se escolha um clipe de áudio da biblioteca do programa. A guia Ferramentas de Som que aparecerá quando você clicar no ícone do alto-falante é o caminho para chegar aos ajustes de som para esses clipes.

Som do CD

267_power5

Além das duas possibilidades de integração de sons tratadas no passo anterior, há duas outras opções. Uma delas — Tocar Faixa de Áudio do CD — abre a caixa de diálogo Inserir CD de Áudio, que permite tocar faixas de um CD de música durante a apresentação. Em Seleção de Clipe, indique em Iniciar na Faixa a faixa com a qual deseja iniciar a audição e em Terminar na Faixa a faixa final. Se quiser tocar apenas uma faixa, indique o mesmo número nas duas caixas de seleção. Nas caixas Tempo, defina o tempo de início para a primeira faixa da seleção e para a faixa de encerramento. Se essas configurações não foram alteradas, o tempo inicial é zero e o final é o total de minutos da última faixa selecionada. Se quiser que a música seja repetida, marque a caixa Repetir Até Parar (a pausa na reprodução ocorrerá apenas se você clicar no ícone do CD). É possível ajustar o volume, clicando no ícone Volume do Som. Feitas essas escolhas, você deverá decidir se a reprodução será automática ou comandada. É o que basta para que o PowerPoint insira o ícone de um CD. Uma vez clicado esse ícone, surge a guia Ferramentas de CD de Áudio que abre a faixa de opções correspondente e permite alterações nas configurações do clipe de áudio.

Gravação direta

267_power6

Uma quarta opção disponível na ferramenta Som do menu Inserir é Gravar Som. Quando selecionada, ela abre os controles para a gravação de áudio no próprio computador. É preciso apenas ter um microfone instalado para capturar o áudio. Clique no terceiro botão da esquerda para a direita para iniciar a gravação, no botão do meio para parar e no de reprodução, o primeiro à esquerda, para executar a gravação. Quando concluir, clique em OK. O ícone de um alto-falante aparece no slide. Clique nele para que apareça a guia Ferramentas de Som e possam ser feitas as configurações desejadas para a reprodução da gravação.

TUDO NO MESMO LUGAR

Antes de iniciar a produção, transfira os arquivos de som e vídeo para a mesma pasta em que a apresentação será salva. Esse cuidado é importante porque os arquivos multimídia não são incorporados no trabalho — o PowerPoint simplesmente cria um vínculo entre a apresentação e o local onde o arquivo está armazenado. Se o arquivo é transferido para outro lugar posteriormente, o programa não pode executar o som ou o vídeo quando solicitado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: