Novas opções de firmware para seu roteador

Com o uso de firmwares alternativos, os roteadores da família WRT54G ganham recursos de peso.

Quando foi lançado, em 2003, o WRT54G, da Linksys, era apenas mais um roteador 802.11g. Mas uma turma de geeks criou firmwares alternativos que adicionam a ele recursos como QoS (Quality of Service), gerenciamento de banda e ampliação da potência do sinal. Neste tutorial, faremos o upgrade de firmware no WRT54G versão 2.2, instalando a versão 2.3 SP2 standard do firmware alternativo DD-WRT (www.dd-wrt.com) e configurando alguns de seus recursos. O tutorial deve funcionar com o WRT54G na versão 4 ou anterior, e com o WRT54GL. A lista completa de roteadores compatíveis está em www.dd-wrt.com/wiki/index.php/What_is_DD-WRT%3F#Supported_Devices.

1) Advertência
A atualização de firmware é delicada e deve ser feita com cautela, seguindo rigorosamente os procedimentos indicados. Eventuais erros no processo podem ser fatais, pois, em muitos casos, não é possível reinstalar o firmware original. Ou seja, o equipamento pode ficar inutilizado. No caso do DD-WRT, vamos instalar primeiro a versão mini (dd-wrt.v23_sp2_mini_generic.bin). Ela servirá de base para a posterior instalação da versão standard (dd-wrt.v23_sp2_ standard_generic.bin). Para trabalhar com mais segurança, utilize um cabo Ethernet para fazer a conexão entre o micro e o roteador.

2) Download
Faça o download das versões mini e standard do DD-WRT e extraia o conteúdo dos arquivos zipados. Com o PC ligado ao roteador por meio de um cabo, utilize o navegador para entrar na página de administração. O endereço-padrão é http://192.168.1.1. Na janela de login, digite admin no campo Password e clique em OK. Entre no menu Administration e verifique a versão do firmware do roteador. Ela deve ser sempre abaixo de 5. É possível fazer o upgrade para o DD-WRT em versões mais recentes do firmware, mas o processo é diferente e mais trabalhoso. As instruções estão disponíveis no site do DD-WRT.

3) Instalação da versão mini
Clique em Firmware Upgrade. Clique em Browse e navegue até a pasta onde está o arquivo dd-wrt.v23_sp2_mini_generic.bin para selecioná-lo. Clique no botão Upgrade e aguarde a página Upgrade is Successful aparecer. Feche o navegador, abra-o e entre na tela de administração (root. Em Password, digite admin. Observe a nova tela de administração. O próximo passo é resetar o roteador para limpar a memória RAM. Pressione o botão Reset, que fica na parte de trás, durante 30 segundos. Depois, clique na aba Administration e verifique se a opção Boot Wait está configurada para Enable. A instalação da versão mini do DD-WRT está concluída.

4) Instalação da versão standard
Ainda na aba Administration, entre no menu Firmware Upgrade e clique no botão Browse para selecionar o firmware desejado, isto é, o arquivo dd-wrt.v23_generic.bin. Clique no botão Upgrade e aguarde. Uma mensagem de sucesso aparecerá durante a reinicialização do roteador. Pronto. O WRT54G já está funcionando com o DD-WRT e seus novos recursos.

5) QoS
Um dos recursos mais interessantes do DD-WRT é o de qualidade do serviço (QoS). Ele controla a parcela da banda destinada a cada aplicativo ou micro. Assim, é possível garantir uma banda adequada para aplicações como VoIP e jogos online que podem sofrer com a degradação do tempo de resposta. Diminuir a banda de upload do roteador é o primeiro passo para torná-lo mais eficiente. Para tanto, vá até a aba Application & Gaming e clique em QoS. Selecione a opção Enable, digite o valor desejado em Uplink (Kbps) e clique no botão Save. A sugestão é adotar um valor 10% menor que o da velocidade nominal do seu plano de banda larga. Outra opção é dar prioridade a uma porta do roteador, a um Mac Address específico ou a um serviço. Assim, se você estiver utilizando a porta 1 do roteador para jogos e quer que ela tenha prioridade, selecione a opção Premium para a porta 1 e coloque as outras em Standard.

6) Sinal mais potente
Alterando a potência do sinal do WRT54G com o DD-WRT é possível aumentar o alcance e a qualidade da conexão sem fio realizada com os computadores da rede. Na aba Wireless, clique em Advanced Settings. Procure pelo campo Xmit Power. O padrão é 28Mw, mas dá para indicar qualquer valor entre 0 e 251. Porém, não abuse. Coloque 70, pois é o máximo indicado para esse tipo de equipamento. Potências mais elevadas podem gerar calor excessivo no chip e encurtar a vida útil do roteador. Clique em Save Settings para aplicar a modificação.

7) Maior cobertura
Com o auxílio do protocolo WDS (Wireless Distribution System) é possível oferecer a capacidade de repetição e operação em modo bridge aos roteadores com o firmware DD-WRT. Por exemplo, você pode querer compartilhar uma única conexão de banda larga em uma área maior usando dois roteadores, o segundo simplesmente para estender o alcance da rede. A única ressalva para a montagem de um hotspot seguindo esse esquema é que o tráfego entre os roteadores pode degradar um pouco o desempenho da rede. Para configurar a função de repetição no WRT54G com o DD-WRT, clique na aba Wireless e entre no menu WDS. Selecione LAN no primeiro menu dropdown e coloque o MAC Address do segundo roteador (esse endereço encontra-se no campo Wireless Mac). Clique em Save Settings. Repita o procedimento no segundo roteador, que, é claro, deve ser compatível com o WDS.

8) Outros recursos
Além dos citados, o DD-WRT oferece vários recursos raramente encontrados em roteadores convencionais. A lista inclui suporte ao protocolo IPv6, registro dos eventos e monitoramento do tráfego, Chillispot para a autenticação usando Radius, novos filtros no firewall, conexão para consoles de jogos usando o Daemon Kai (que é compatível com Xbox, PlayStation 2, PSP e Game Cube) e configurações de redes virtuais (VLAN). No site oficial, BrainSlayer, o desenvolvedor do DD-WRT, ainda oferece versões do firmware específicas para a montagem de VPNs e aplicações de VoIP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: