Nove dicas para criar animações com fotografias, efeitos e textos no Photoshop

269_photoshopabre

O Photoshop CS3 tem um recurso bacana. É a possibilidade de criar animações com camadas de imagens, textos e ilustrações e alterando-as para que ganhem movimento.

Na versão Extended, a paleta de animação pode ser exibida na forma de quadros ou linha do tempo, enquanto na versão básica encontra-se apenas a visualização frame a frame. Neste tutorial, criaremos uma animação para a web na qual um texto aparece em um fundo iluminado por raios.

1) Novo arquivo

269_photoshop1

Para fazer a animação, criamos um novo arquivo de 640 por 480 pixels. Pelo menu Janela, abrimos as paletas Camadas e Animação. Abrimos a imagem de fundo, um céu com raios, numa nova camada. Com a ferramenta Mover, arrastamos a imagem para o fundo e a ajustamos à tela. Fechamos a imagem original. Para dar um tom mais vivo ao céu, acionamos Imagem > Ajustes > Variações. Na caixa de diálogo, aplicamos Mais Azul. Como vamos animar os raios, criamos uma cópia da imagem, clicando com o botão direito e escolhendo Duplicar Camada. Na nova camada, apagamos os raios com o uso da ferramenta Carimbo.

2) Organização

269_photoshop2

Para organizar o trabalho, renomeamos as camadas para Com Raio e Sem Raio. Criamos uma pasta denominada CÉU (Camada > Nova > Agrupar) e arrastamos as camadas com e sem raio para dentro dela.

3) Degradê

269_photoshop3

Criamos uma camada acima da pasta CÉU a qual denominamos Tela. Com a ferramenta Letreiro Retangular, traçamos um retângulo nessa camada. Clicamos em Ferramenta Degradê. No quadradinho Definir Cor do Plano de Fundo na barra de ferramenta, aplicamos um tom vermelho. No quadradinho Definir Cor do Primeiro Plano, aplicamos branco. Na barra de opções do Degradê, escolhemos o padrão criado no Seletor de Degradê e a opção Degradê Diamante. Com isso, traçamos uma pequena diagonal no quadrado desenhado, criando um brilho.

4) Chame os estilos

269_photoshop4

Na paleta Camadas, clicamos em Adicionar um Estilo de Camada (é o botão com o símbolo fx na parte inferior do painel) e escolhemos Chanfro e Entalhe. Na caixa de diálogo seguinte, ajustamos os parâmetros Tamanho e Ângulo. Marcamos Brilho Externo na lista à esquerda, acertamos o tamanho e demos OK. Salvamos o trabalho em formato PSD.

5) A hora do texto

269_photoshop5

Clicamos na ferramenta Texto e digitamos a palavra NA com uma fonte manuscrita grande em azul. Na paleta Camadas, clicamos em Adicionar um Estilo de Camada. Aplicamos Chanfro e Entalhe e marcamos Sombra Projetada. Escrevemos TV em cinza. Na paleta Caractere, ajustamos o Espaçamento Entre os Caracteres Selecionados para -100, escolhemos fonte de 200 pontos e a achatamos em 80%. Clicamos na camada NA na paleta Camada e acionamos Camada > Estilo de Camada > Copiar Estilo de Camada. Selecionamos a camada TV e colamos o estilo. Salvamos o trabalho.

6) A linha do tempo

269_photoshop6

Nesse momento, podemos começar a animar. Observe que, na linha do tempo, todas as camadas e seus ajustes estão registrados. Na parte inferior, clicamos no ícone do filme para mudar para a visualização quadro a quadro. Nos quadros da animação, só aparecem as camadas que estão visíveis na paleta de Camadas. Assim, deixamos visível apenas a do céu sem raios. Clicamos em Duplicar Quadro Selecionado na barra inferior da paleta de Animação e, em seguida, tornamos visível a camada da tela.

7) Mais quadros

269_photoshop7

Nessa camada, ajustamos a opacidade para 5% para deixá-la bem transparente. Duplicamos o quadro 2 e calibramos a opacidade da tela para 100%. Com o Shift pressionado, selecionamos os quadros 2 e 3 e clicamos no botão Transição (é o quinto na paleta Animação, da esquerda para a direita). Na caixa de diálogo, ajustamos para 20 os quadros a adicionar. Deixamos marcadas as demais opções-padrão para abranger todas as camadas visíveis.

8) Texto animado

269_photoshop8

No último quadro, deixamos visível a camada NA e o duplicamos. Na cópia, damos visibilidade à camada TV e duplicamos. Voltamos ao quadro 24 e empurramos a palavra TV para cima. Selecionamos o quadro em que a palavra TV foi ocultada e o seguinte e clicamos em Transição. Ajustamos o número de quadros para 10 e damos OK. No último quadro, abrimos a pasta CÉU e deixamos visível só a camada com raios. Duplicamos o quadro e, na cópia, ocultamos a camada com raio. Duplicamos, então, os quadros 36 e 35.

9) Ajustes

269_photoshop9

Por padrão, cada quadro fica com tempo de exposição de 10 segundos. É muito. Para ajustar o tempo, selecionamos todos os quadros, clicamos na seta ao lado do tempo e escolhemos 0,2. Depois, ajustamos a duração do primeiro quadro para 1 e a do quadro 23 para 2. Do quadro 24 ao 34, estabelecemos 0,1. Para cada raio, damos 0,5. Salvamos. Para concluir, acionamos Arquivo > Exportar > Aplicar Acabamento em Vídeo. Na caixa de diálogo, selecionamos a pasta de gravação, escolhemos o formato MPEG-4 e clicamos em Aplicar Acabamento. É o que basta para que o Photoshop crie a animação.

Anúncios

Uma resposta

  1. Que legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: