Não quer perder a programação? Monte em seu micro um transmissor de televisão online

Você precisa trabalhar mas não quer deixar de dar uma espiada na programação da TV?

Monte em sua casa um retransmissor de TV via web. Para isso, você precisa ter, no micro de casa, uma placa para captura de TV e uma conexão de banda larga.

Na montagem deste tutorial, foi utilizada uma placa PixelView PlayTV MPEG 2, da Prolink, instalada num micro Pentium 4 de 3,2 GHz com 512 MB de memória, rodando Windows XP Service Pack 2. O software de transmissão utilizado é o Codificador do Windows Media 9.0 (Windows Media Encoder), um freeware da Microsoft. Antes de começar, assegure-se de que o sinal de TV está chegando adequadamente à placa de captura. Para isso, basta abrir o programa de sintonia que acompanha a placa, o PowerVCR II, da CyberLink.

1. Configure o firewall

Baixe e instale o Codificador do Windows Media. Antes de configurar o programa, vamos resolver uma questão de segurança. Seu micro enviará um fluxo de vídeo para a internet. Para receber a transmissão, outro micro precisará conectar-se a ele. Por motivos de segurança, o firewall barra esse tipo de operação. Portanto, você precisa abrir uma porta no firewall através da qual as imagens vão passar. Abra no firewall a porta 8080, o número-padrão utilizado pelo Codificador. Lembre-se: o firewall pode ser um software instalado em sua máquina (por exemplo, o firewall do Windows XP, o ZoneAlarm, ou um módulo de pacotes de segurança como Norton, McAffee e outros) ou a função de firewall embutida num dispositivo de rede como um roteador.

2. Ajuste o roteador

Veja, por exemplo, como abrir uma porta TCP no firewall embutido no roteador D-Link DI-724P, utilizado na montagem deste tutorial. Abra o browser e acione o endereço da interface de configuração do roteador. Trata-se de um IP interno de rede, algo como http://192.168.1.1. Na interface, clique na orelha Advanced. Primeiro, marque o botão Enabled. Em seguida, dê um nome para a porta — TVOnline, por exemplo. Na linha Private IP, digite a última parte do IP interno do micro “servidor” de TV. Em Protocol Type, mantenha o padrão: TCP. O número das portas privada e pública é o mesmo: 8080. Quando essa porta estará aberta? O padrão é sempre (Always). Mas você pode clicar no botão From e definir restrições para um intervalo de horas e dias.

3. Prepare a transmissão

Agora, abra o Codificador do Windows Media. De saída, o programa apresenta a tela Nova Sessão, com opções de tarefas. Clique em Transmitir um Evento ao Vivo e dê OK. O codificador abre a primeira tela do Assistente de Nova Sessão. Indique os dispositivos que serão responsáveis pela transmissão de vídeo e de áudio. Na caixa Vídeo, aponte o hardware de captura — em nosso caso, Conexant Capture. Clique no botão Configurar, à direita da caixa. Na janela que se abre, digite o número de um canal de TV. Na caixa Entradas, escolha o tipo de conexão: SVideo, Video Tuner e Video Composite. Se você está ligando um cabo ou uma antena de TV, escolha Video Tuner (sintonizador de vídeo). Em seguida, clique num dos dois botões para indicar se o sinal chega por cabo ou por antena. Agora, clique no botão Propriedades de Vídeo e, na nova tela, selecione a opção PAL-M na caixa Padrão de Vídeo. Dê OK duas vezes. Na caixa Áudio, escolha o nome da placa de som instalada no micro. Clique no botão Avançar. Na tela Método de Difusão, escolha a segunda alternativa, Recepção do Codificador. Avance. Confirme o número da porta HTTP: 8080. Avance outra vez. Na janela Opções de Codificação, caixa Vídeo, escolha Vídeo com Conteúdo de Filme. Em Taxa de Bits, indique um valor como 267 Kbps. Nesse caso, a imagem será transmitida a 24 quadros por segundo, com tela de 320 por 240 pixels. Acione o botão Concluir. O Media Encoder exibe a imagem do canal escolhido. Para deixar a imagem disponível via web, clique no botão Iniciar Codificação. Um medidor de volume aparece à esquerda da tela. Surge também o quadro Monitor, que informa os dados da transmissão.

4. Sintonize a TV

No micro “servidor” as configurações estão prontas. Veja agora como “sintonizar” a transmissão de TV. Para que o vídeo esteja disponível via internet, você precisa saber o número IP externo de sua máquina. Se o micro está conectado diretamente a um modem, o IP externo pode ser visto nas propriedades da conexão. Mas se o micro pertence a uma rede ligada a um roteador, esse número pode ser confirmado na interface de gerenciamento do dispositivo. No caso do D-Link DI-724P, clique na orelha Status e veja o número na linha IP Address, na seção WAN. Em qualquer máquina Windows conectada à internet abra o Windows Media Player e, no menu, clique em Arquivo > Abrir URL. Digite a URL composta pelo IP externo do micro transmissor seguido de dois pontos e o número da porta aberta. Exemplo: http://200.245.3.17:8080. Pronto, aí está sua conexão de TV online. Agora, fica fácil assistir TV onde você estiver. Basta ter à mão um micro com bom acesso à internet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: